terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Estudo mostra projetos “Estádios Solares” para a Copa de 2014

Estudo mostra projetos “Estádios Solares” para a Copa de 2014

Postado em 15/02/2011 ás 10h00
A pesquisa detalhou os projetos elaborados especificamente para cada estádio, com base nos pré-requisitos definidos pela Fifa. (Imagem: Portal 2014)

Em 2014 o Brasil sediará a Copa do Mundo de futebol e o intuito do país e da Fifa (Fédération International de Football Association) é mostrar ao mundo como é feita uma copa “verde”. Para isso, os estádios receberão certificações e adequações ambientais para reduzir o impacto que um evento desse porte causa na natureza.

Diante dessa premissa um grupo de estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), coordenado por Ricardo Rüther, juntamente com o Instituto para o Desenvolvimento das Energias Alternativas da América Latina (Ideal), realizou um relatório com projetos de instalação de placas fotovoltaicas nos estádios usados na Copa.

O estudo “Estádios Solares Opção Sustentável para a Copa de 2014 no Brasil” tem como objetivo fornecer informações atualizadas sobre os projetos Estádios Solares, com estimativas de potência instalada e de custos de instalação dos sistemas de captação de energia solar.

Além de incentivar o uso dessa tecnologia para o evento esportivo, os autores acreditam que através dessa iniciativa a busca por alternativas limpas de obtenção de energia possa se popularizar no Brasil.

A pesquisa detalhou os projetos elaborados especificamente para cada estádio, com base nos pré-requisitos definidos pela Fifa. Foram colocados os gastos e o potencial energético de cada uma das construções, adaptando-os às necessidades de cada região.

O Maracanã, por exemplo, que será o palco da final da Copa, ao longo de sua área de 23.162 metros quadrados, seria capaz de produzir de 1,46 MWp a 3,28 MWp de energia, dependendo do tipo de tecnologia que fosse implantado.

Para todos os projetos foram feitos dois cenários. O primeiro com a instalação de silício cristalino, que é a tecnologia usada normalmente, e com filmes finos de silício amorfo, que é mais caro, porém produz mais energia.

Redação CicloVivo

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Compromissos COPA 2014 - Matriz de Responsabilidades

Compromissos COPA 2014 - Matriz de Responsabilidades

Matriz de Responsabilidades

A Matriz de Responsabilidades trata das áreas prioritárias de infraestrutura das 12 cidades que irão receber os jogos da Copa do Mundo de 2014, como: aeroportos, portos, mobilidade urbana, estádios e hotelaria.

O instrumento tem o objeto definir as responsabilidades de cada um dos seus signatários (União, Estado, Distrito Federal ou Município) para a execução das medidas conjuntas e projetos imprescindíveis para a realização da Copa de 2014, por meio das ações constantes do documento anexo e futuros termos Aditivos.

O documento, assinado em 13 de janeiro de 2010 pelo ministro do Esporte, Orlando Silva, e por 11 prefeitos e 12 governadores, define as responsabilidades de cada ente federativo na preparação do evento nessas áreas.


http://www.esporte.gov.br/assessoriaEspecialFutebol/copa2014/compromissosCopa2014.jsp

Governo só comprará produtos "verdes" para uma Copa

2 de fevereiro

Matéria do Portal da Copa 2014

O Ministério do Planejamento acaba de Regulamentar A utilização sustentáveis de Critérios na aquisição de bens e na contratação de obras e serviços pelos órgãos do Governo Federal. As regras que abrangem os processos de extração ou fabricação, utilização eo descarte de produtos e matérias-primas Constam da Instrução Normativa N º 1 Publicada no Diário Oficial da União.

As obras públicas - incluindo toda uma infraestrutura para uma Copa de 2014 - Serão elaboradas visando uma manutenção da Economia e operacionalização da edificação, a Redução do Consumo de Energia e Água, BEM COMO A utilização de materiais e tecnologias que reduzam o impacto ambiental.

"Essas regras vão to claim uma readequação do mercado, já que nem todos os Fornecedores terão produtos qualificados para as Exigências nossas", alertou o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna. Segundo ele, o governo Possui grande poder de compra e DEVE induzir essas mudanças junto ao mercado. Essas "Com medidas, o governo estimula sociedade a seguir esse caminho, não apenas porque dá o exemplo, mas também porque pode induzir os Fornecedores a se preparem para fornecer produtos e serviços ambientalmente sustentáveis", justificou.

Entulho de Obras, água, energia e Madeira
Entre as determinações, há um que para Exigência de Construtoras tenham um projeto de gerenciamento de resíduos provenientes da construção civil, que atendam normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente. Assim, os resíduos das obras seriam Destinados a aterros sanitários ou usinas de tratamento de lixo.

A Instrução Normativa prevê também, no caso das Obras Públicas, A utilização de sistemas de reuso de Energia e Água, procedimentos para Reduzir o consumo de energia, A utilização de materiais reciclados, reutilizáveis e biodegradáveis e que reduzam A necessidade de manutenção, além do Uso de Energia Solar. Outra Exigência é a comprovação da origem da madeira para Evitar o emprego ilegal de madeira na execução da obra ou serviço.

Metais pesados
O governo federal também recomenda que os bens e serviços Sejam constituídos, no todo ou em parte, por material atóxico, reciclado e biodegradável e que não contenham Substâncias Perigosas em concentração acima da recomendada na Diretiva Européia RoHS (Restriction of Certain Hazardous Substances). Entre eles, o chumbo, o cromo, o cromo hexavalente eo cádmio.

Esses requisitos das especificações Constam Já para uma aquisição de computadores verdes elaboradas pelo Ministério do Planejamento e Cuja primeira versão esteve em consulta pública entre 14 de dezembro e 14 de janeiro deste ano. O documento final não será Disponibilizado portal Comprasnet (www.comprasnet.gov.br) e inicialmente sua adoção será recomendada aos órgãos federais.

A Instrução Normativa traz ainda regras para a contratação de serviços, como a separação dos resíduos reciclados descartados pelos órgãos, uma Adequada destinação para pilhas e baterias ea Utilização de produtos de limpeza e conservação de produtos que atendam às determinações da Anvisa. O documento prevê também que as empresas contratadas realizem programas internos de treinamento para uma redução de consumo de energia elétrica e de água.

O Portal Comprasnet vai divulgar as boas práticas, ações de capacitação, bem como editais com um banco de aquisições sustentáveis já realizadas pelo governo. Pretende também disponibilizar acervo de produtos inservíveis también que Úteis uma estados e municípios. A Instrução Normativa N ° 1 Abrange os órgãos da Administração Federal Direta, Autarquias e Fundações, e entra em vigor dentro de 30 dias.

Veja no Portal da Copa 2014

Fonte: Ministério do Planejamento