segunda-feira, 2 de maio de 2011

A tabela hipócrita entre a política e o futebol

Jose Cruz (retirado de http://blogdocruz.blog.uol.com.br/)

Com o apoio de oito empresas e liderados pelos grupos “Movimento Brasília Merece” e “Diários Associados”, o Correio Braziliense de hoje lança a campanha “Os Caras Pintadas estão de volta”.

Coloridos rostos – ou caras – enfeitam a capa do jornal anunciando que “é hora dos brasilienses ganharem visibilidade nacional e internacional”.

Objetivo do barulho: Brasília ser a sede do jogo inaugural da Copa do Mundo de 2014.

A outra cara de Brasília

Durante a semana, as emissoras de televisão da Capital da República exibiram deprimentes imagens do abandono da rede hospitalar do Distrito Federal. Cento e vinte dias depois de o governador petista, Agnelo Queiroz, ter assumido, a situação é mais grave que nos tempos dos ex-governantes, Joaquim Roriz ou José Roberto Arruda. Agnelo é capaz desse recorde.

Velhos recebem soro deitados no chão, porque não há macas!!! Outros, estão inconscientes em cadeiras espalhadas pelo meio da balbúrdia e do barulho, naquele ambiente escuro e imundo.

Numa sala em que o teto havia desabado algumas horas antes, uma paciente declarou que sua cirurgia fora remarcada pela quinta vez em duas semanas.

As cenas se repetem nos demais hospitais públicos da cidade, transmitindo total insegurança aos que ali vão se socorrer. O risco de morte é iminente pela falta de assistência.

Viajante

No mesmo dia em que estas notícias eram divulgadas pela televisão, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz – um dos que ajudou a criar o desastroso “legado” do Pan 2007 – viajava para Buenos Aires. Lá, o doutor foi conhecer um estádio de futebol. Quer algo similar no Mané Garrincha, que reconstroi em Brasília, ao custo de R$ 700 milhões. Outro tanto será gasto no gramado, cobertura, cadeiras, iluminação etc... As suspeitas de fraudes nos trabalhos que se realizam são investigadas pelo Ministério Público.

Por que uma viagem à Argentina para conhecer um estádio de futebol, e não a um moderno hospital público do país que servisse de exemplo sobre gestão eficiente?

Pois é nessa realidade que um grupo de pessoas – quem sabe beneficiadas por valorizados planos de saúde – lança o movimento “Brasília Merece”. E que a capital “precisa ganhar a visibilidade no cenário nacional e internacional”.

Sinceramente, não sejamos cínicos. Porque a imundice que nos entristece – e mata – está escancarada e sem campanha pública e colorida para mudá-la.

O futebol profissional, há muito, tronou-se instituição sinônimo de fraude, de corrupção, de malandragens, de negócios ilegais, de trambiques entre gestores e políticos. E é nesse ambiente que o governador Agnelo Queiroz se envolve para dar visibilidade a Brasília. E com o apoio de Caras Pintadas, de histórica lembrança, mas, agora, de péssimo oportunismo e vínculo político.

Sugiro que esse Caras Pintadas visitem por 30 minutos – apenas isso, meia hora – os hospitais de Brasília. Nem precisam ir às escolas públicas para terem visão maior dos nossos problemas. Com certeza a campanha de vocês, que demonstra entusiasmo, alegria e vitalidade, mudará os rumos.

Aí sim a cidade poderá ganhar visibilidade que defendem, pela solidariedade de seu povo saudável.

Porque, até aqui, a imagem é triste e deprimente. Pela incompetência da gestão governamental que se acumula há anos, a saúde pública perde de goleada para a tabela hipócrita – e suspeita – que une a política ao futebol.


Nenhum comentário:

Postar um comentário